sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Arco tecnicas de arcadas

Se o aluno começa seus estudos técnicos logo no começo, seu domínio de arco se torna mais rápido, e suas dificuldades muito menores. Entre todos os estudos que fiz com os alunos que pude observar, posso afirmar com convicção que o que um aluno leva seis ou mesmo até sete anos para aprender numa metodologia normal, onde não há uma preocupação com a técnica, o aluno que tem contato com as técnicas desde o inicio aprende a mesma coisa e até muito mais em um ano e meio ou dois.

Quando me refiro às técnicas, estou me referindo as que dão a base para o aluno alcançar praticamente todos os golpes de arco usados para uma boa execução. Se você não tem noção ou nunca estudou técnica provavelmente deixará muito a desejar ou não conseguirá executar um concerto, que exija o mínimo de técnica, como por exemplo: Detaché, Soltiê, Staccato, Staccato volante, Spiccato, Cordas duplas, Acordes etc.

Com isso, quero deixar claro, que o estudo diário das técnicas e a disciplina para estudá-las é obrigatório para se formar um bom violinista que queira enfrentar o mercado de trabalho aqui no Brasil ou no exterior.

Você como aluno tem que entender que a cada técnica, arcada, escala, repertório, enfim, tudo o que estiver estudando, há um raciocínio lógico e um objetivo a ser alcançado, seria parecido com uma fórmula matemática, para depois de entendê-la, se sentir seguro e a vontade para calcular qualquer questão e resolver qualquer problema. Assim é o estudo do violino. Divida, multiplique, diminua e some. Quando aprender a fazer isso, Tocara qualquer coisa com muito mais facilidade e prazer do que possa imaginar.

Volto a frisar que a disciplina se faz importante. É necessário que se tenha organização. De nada adianta um estudo aleatório sem organização e raciocínio.

Pergunta: Quantas horas por dia devo estudar, e como faço para organizar meus estudos?
Resposta: A quantidade de horas que se deve estudar o violino está diretamente ligado ao seu interesse pelo instrumento e a sua vontade de aprender.

ORGANIZAÇÃO
Quanto à organização dos estudos, vou lhe responder da seguinte forma.
Faça de conta que você está entrando na minha sala de aula hoje, e vamos ter nossa primeira aula juntos. Para que você não fique perdido na hora de estudar o que peço, vou organizar seus estudos, vou dividi-los por partes, e explicar a você para que cada uma delas serve. Vamos começar dividindo seus estudos em quatro partes, que serão executadas todos os dias. Lembra do que falei sobre matemática?

Exemplo:
  1. Técnica de Arco + Golpes de Arco = Domínio de arco
  2. Escalas + Ritmo + solfejo = Afinação
  3. Método + técnica e escala = Execução
  4. Repertório x Tudo que estudou = Excelente violinista e professor feliz
Fácil não? Então vamos começar seus estudos, faça uma tabela se preferir, onde você dividirá seus estudos por partes, sendo elas:

Alongamento: Sempre faça alongamento antes de começar a estudar.

1.Domínio de arco: ( Lembre-se de manter o arco rente ao cavalete, nunca deixe que ele tenha uma trajetória torta entre o cavalete e o espelho.)

Comece com exercício em corda solta, puxando o arco bem devagar, do talão a ponta com sonoridade, seria interessante se você conseguisse cronometrar quantos segundos você leva para chegar do talão a ponta (e vice-versa) mantendo a sonoridade do instrumento. Tenha como meta, exatos 1 minuto. Faça isso até quatro vezes em cada corda todos os dias e não se stress querendo repetir os exercícios exaustivamente.

Golpes de Arco: Estude as técnicas de arco com metrônomo, estude sempre diante do espelho, que por sinal é um excelente professor. Não toque muitos compassos por dia (Principalmente se não está acostumado) EX: Dois compassos de técnica de colcheia, dois de técnica de colcheia com ligadura, quiáltera, e por ai vai. Não se esqueça de anotar onde parou e qual andamento estava o metrônomo.

Escalas: Estude as escalas sempre devagar escutando a afinação. No violino não existe milagre e sim regras e técnicas. Uma delas é a de que quanto mais devagar estudar, mais rápido irá aprender. Você pode começar fazendo quatro escalas maiores ( comece com um depois dois e vá até quatro sustenidos) Depois faça o mesmo com os bemóis

“O solfejo é muito importante e ajuda na afinação. Seria muito bom se antes de estudar qualquer música você a solfejasse. Isso ajuda e muito no desenvolvimento de uma leitura musical.”

2.Método: O estudo do método é feito sempre devagar e com metrônomo. Porém antes de tocar o exercício o aluno deve analisar o que vai estudar ex:
Tonalidade, Andamento etc. Geralmente num único exercício o número de informações é muito grande e no começo você pode sentir dificuldade em assimilar todas elas, meu conselho a você é “Não entre em pânico e tenha paciência com você mesmo”. O que vai fazer com que se aprenda bem o objetivo de cada exercício é o estudo devagar, com o tempo, esta leitura se torna automática, fazendo com que o instrumentista tenha um domínio completo de sua leitura.

3.Repertório: Faça o mesmo que fez no estudo dos seus métodos.
Um bom exercício para aprimorar sua leitura de notas é, quando estiver tocando uma nota olhe para a que vem em seguida, sempre antecipando seus olhos na nota seguinte. Com o tempo passe a ler duas notas adiante, depois três etc. mais não se esqueça de manter o andamento para não correr tentando acompanhar sua visão.

Bom, agora que organizamos seu estudo diário de violino, não aconselho que estude tudo de uma vez sem parar para descansar, pois ficará stressado, o estudo se tornara chato, doloroso, e o resultado pode não ser bom.

Faça o seguinte:
Separe seus estudos por minutos. Se você não está acostumado ao estudo diário de seu instrumento, ou seja, é daqueles que estuda meia hora antes de entrar para a sala de aula, não posso deixar de pensar em algumas coisinhas como:

Em Primeiro lugar, seu professor deve ser um “Santo” por deixar você fazer isso.
Segundo lugar, pelos meus cálculos, nesse ritmo você vai aprender alguma coisa de concreto no violino no dia de “São Nunca”.
Então, acho mesmo que você deve começar a estudar todos os dias.

TEMPO DE ESTUDO
Estude meia hora: faça o número 1 e 2 Descanse de dez a quinze minutos.
Estude mais meia hora: Faça o número 3 e solfeje a lição que vai estudar para a aula. Descanse novamente.
Estude meia hora de novo: Faça o número 4 devagar. Pare novamente para descansar.
(Uma boa dica que desenvolve bem a memória, seria você aos poucos ir tentando decorar o que toca. Comece com um compasso, depois tente decorar dois e assim vai).
Estude o numero 5 da mesma forma que estudou o número 4. e pronto, por hoje é só.

Pode ser que você estude mais ou menos do que meia hora, ou que não dê para fazer todos os exercícios de uma vez. Não tem problema, o importante é que estude tudo que precisa no dia. Amanhã comece tudo de novo até adquirir a disciplina necessária para o estudo do violino.

Garanto a você que o resultado é espantoso e suas dificuldades técnicas desapareceram com o tempo, para a alegria de seu professor.

Uma última coisa, o exemplo de estudo acima se refere ao aluno que já teve aulas de violino, se fosse um aluno iniciante, lógico que não poderia estudar dessa maneira. E também é lógico, que se o aluno já estuda o violino, as horas de estudos aumentaram de acordo com sua vontade. O ideal é que o aluno tenha uma disponibilidade satisfatória de seu tempo para se dedicar ao instrumento. O fator tempo é muito relativo, depende de cada um, pois sei que o que faz uma regra é a exceção, e no violino lhe damos com a exceção todos os dias. Cada um tem seu ritmo, e o mais importante neste caso é ter vontade, o resto acontece naturalmente.

* Texto de Patrícia Mello

Concluindo - O que a Mestra escreveu, não tem aplicabilidade somente no estudo do Violino. Este é um assunto da maior abrangência possível. Se seu  instrumento é de arco  e quiser seguir os sábios conselhos aqui mencionados, aonde se lê Violino, leia Viola, Cello ou Contrabaixo. Se seu instrumento for de corda tangida (Violão, Guitarra, Baixo Elétrico) raciocine com a mão do ritmo aonde se lê assuntos de arco. Piano, idem! Enfim, adapte o conteúdo deste texto a prática de seu instrumento e verá que a Mestra está certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...